3 de dezembro de 2011

HOJE A GRANDE FINAL DA ABBI BRASIL.OS MELHORES TOURINHOS DE PULO DO BRASIL!


Touros de 2 a 4 anos disputam para definir qual é o melhor animal de pulo do país!
Neste sábado, dia 3 de dezembro, será realizada a final do único torneio que classifica os touros de pulo do Brasil. O registro desses animais é feito pela ABBI (American Bucking Bull Inc), empresa com sede nos Estados Unidos e que possui sua filial em São José do Rio Preto (SP). O evento será realizado no Leilões Anísio Hadad, na BR 153, à partir das 14 horas.

 Participam da final do campeonato os 20 melhores touros que disputaram 12 etapas durante o ano.

Os animais são divididos em duas categorias: touros com idade entre dois e três anos (Futurity) e touros com até quatro anos (Classic).

O criador de touros, Juliano Pastorelli, da Cia JT, de Potirendaba, tem 10 animais inscritos na ABBI, um de seus animais, ‘Cadeado’ é o líder do ranking nacional do campeonato na categoria Classic. De acordo com ele, com a inscrição na ABBI e com a realização do campeonato seus animais estão muito mais valorizados e ele pode investir tanto na genética como colocá-los para competir.
          “Atualmente sou dono do melhor tourinho de pulo do Brasil, ou seja, os criadores do país inteiro querem a genética do meu animal para fazer cruzamentos e com isso gerar touros tão bons quanto, ou melhores que ele. Além disso, diversas companhias de rodeio já estão fazendo ofertas para que eu venda o touro, mesmo antes do resultado final do evento. Se eles pagarem o que eu quero, eu vendo”, explica o criador, que também é veterinário e há cerca de 3 anos investe neste ramo.

            De acordo com a gerente administrativa da ABBI, Fernanda Albanez, um animal comum sem o certificado da ABBI custa em média R$ 15 mil. “O simples fato de registrar os touros na ABBI, sem que participe do campeonato, já os valoriza em cerca de 20%. Caso o touro participe das etapas e fique bem classificado, os mesmos podem ser comercializados por até R$ 50 mil. Ou seja, mais do que o triplo do valor de compra”.

            O criador Ricardo Gattaz, da cia que leva seu nome também é membro criador da ABBI há um ano. O tropeiro que cria touros de pulo há cerca de seis anos decidiu registrar seus animais para que eles possam ter maior visibilidade e valorização na hora da comercialização.

           “Na hora de vender, tanto a genética do animal como o touro em si os criadores querem saber de onde veio esse animal, de quem ele é filho e etc, e quando o touro é certificado pela ABBI os criadores sabem que a fera tem procedência e pagam mais”, explica Gattaz.

            Ricardo Gattaz é dono do touro Ousado, primeiro colocado na categoria Futurity da ABBI. “Por enquanto não pretendo vendê-lo, vamos comercializar doses de sêmen deste animal e depois, quando ele atingir a idade adulta, vou colocá-lo para pular na PBR. Desta forma o animal ganha ainda mais valor de mercado”, afirma o empresário rural que mantém uma fazenda com cerca de 50 touros em Ilha Solteira (SP).
           Só disputam este campeonato os animais inscritos na ABBI. A inscrição é feita após o preenchimento de uma ficha bastante completa com informações importantes sobre os touros, como a árvore genealógica do animal: idade, peso e herança genética.

            “Essa inscrição é feita para que no futuro possamos ter em nossos registros informações importantes sobre a genética dos melhores animais de pulo e formarmos uma raça específica para animais-atletas. A intenção da ABBI é reunir informação genética e criar a raça ideal para as competições de montaria em touros, explica Adriano Moraes, presidente da ABBI.
            Com a realização do campeonato os animais são avaliados em todos os aspectos, os juízes analisam cinco quesitos: altura do pulo, giro, coice, intensidade e o grau de dificuldade dos pulos. Os juízes concedem as notas e é montado um ranking com os melhores tourinhos do campeonato.

           Os vencedores certamente serão mais valorizados e conseguirão uma boa classificação para competirem nas provas do maior campeonato do país de montaria em touros, o Brahma Super Bull PBR, explica Moraes.     

Em um ano, 12 etapas
            Criada em 2010, a ABBI realizou no ano passado três eventos. Neste ano, foram realizadas 12 etapas das duas categorias. “Isso mostra que os tropeiros estão cada vez mais interessados em registrar seus animais e agregar valor a eles, já que um touro certificado pela empresa é mais valorizado na hora da venda”, explica Fernanda Albanez, gerente administrativa da ABBI.
            Para Paulo Emílio Marques, diretor da ABBI, a vinda da empresa para o Brasil tornou a seleção e qualificação dos futuros touros de pulo mais fáceis de serem realizadas. “Um criador vende melhor seu animal e compra um touro com garantia, por ter a genética certificada e seu desempenho testado nos eventos da ABBI”, afirma.

            Os touros Ousado, da Cia Gattaz, de Rio Preto e Cadeado, da Cia JT, de Potirendaba, são os líderes do ranking. Ousado, que disputa na categoria Futurity, está com 546 pontos. Já o touro Cadeado, que compete na categoria Classic, somou 695, 75 pontos até o momento.
           “Agora os animais estão se preparando para a final do campeonato que será realizada em São José do Rio Preto, entre os dias 3 e 4 de dezembro. Ainda não há definição, pois durante a final os bônus são multiplicados por dois, então, os cinco primeiros do ranking têm condições de ultrapassar os líderes”, explica Albanez.
            Confira o ranking dos primeiros colocados nas categorias da ABBI:


Futurity

Class.
Touro
Proprietário (s)
Total
1
OUSADO
CIA GATTAZ (S J RIO PRETO - SP)
546,75
2
RIACHINHO TERRA ALEGRE
CIA TERRA ALEGRE (ITATIBA - SP)
486,50
3
TURBULÊNCIA
CIA SCATOLIN (INDIAPORÃ - SP)
344,50
4
FÚRIA NEGRA
WF JUNQUEIRA (OLÍMPIA - SP)
318,75
5
ANTI-DOPING
CIA JT (POTIRENDADA - SP)
280,75
6
DOIDO DO JIPE
GENÉTICA T4 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP)
264,00
7
UTI
CIA SCATOLIN (INDIAPORÃ - SP)
233,00
8
ARENITO TERRA ALEGRE
CIA TERRA ALEGRE (ITATIBA - SP)
204,50
9
MASCARADO
ZAQUEU JERÔNIMO (MESÓPOLIS - SP)
182,75
10
BEIJA-FLOR
JUNIOR FERREIRA (UNIÃO PAULISTA - SP)
169,25
 

Classic

Class.
Touro
Proprietário (s)
Total
1
CADEADO
CIA JT (POTIRENDADA - SP)
695,75
2
VUK VUK
CARLOS EDUARDO PADILHA (BAURU - SP)
636,50
3
ZANGADO
CIA RODRIGO SPOLON (NHANDEARA - SP)
626,50
4
PANCADA
CIA RODRIGO SPOLON (NHANDEARA - SP)
543,50
5
ATAQUE
CIA JT (POTIRENDADA - SP)
395,75
6
RIO NASCENTE
GENÉTICA T4 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP)
389,25
7
FLOR DA FAMA
CIA RODRIGO SPOLON (NHANDEARA - SP)
376,49
8
BERIMBAU
CARLOS EDUARDO PADILHA (BAURU - SP)
371,25
9
PIT STOP
CIA DE RODEIO JOÃO EDUARDO
(SEBASTIANÓPOLIS DO SUL - SP)
320,75
10
KILLER
GENÉTICA T4 (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP)
317,75


Por: Gustavo Falararo Twitter:@Falararo
Fonte: ABBI BRASIL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário