2 de julho de 2011

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PBR e SOMOZ, a parceria chega às pistas


As estrelas da PBR Edimundo Gomes e Adriano Moraes vão encarar a velocidade do carro do piloto Rodrigo Sperafico da Stock Car
Acostumados com a adrenalina das montarias em touros, as estrelas da PBR Brasil (Professional Bulls Riders) Adriano Moraes e Edimundo Gomes vão experimentar a velocidade da máquina comandada pelo piloto Rodrigo Sperafico da equipe Prati-Donaduzzi -  JF Racing, na Stock Car. O desafio será neste fim de semana durante a 6ª Etapa da Copa Caixa de Stock Car, no circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro (RJ).
O convite partiu da empresa SOMOZ, que patrocina através da marca MON TrackWear o piloto Rodrigo Sperafico, vice-campeão da competição em 2007.  “Queremos promover uma integração entre os dois esportes que são muito diferentes, mas que tem como ponto comum a adrenalina”, afirma Felipe Castro, diretor de marketing da SOMOZ.
Adriano Moraes, 42 anos, é o único tri-campeão mundial da PBR (1994 – 2001 – 2006). Durante sua carreira, Moraes conquistou mais de US$ 3 milhões em prêmios, um recorde entre os brasileiros.
Quem também vai sentir a velocidade do Peugeot 408 é o campeão nacional de 2008 Edimundo Gomes. O competidor também foi finalista dois anos seguidos da final mundial da PBR, 2008 e 2009 e coleciona uma série de títulos nos principais eventos do país.
“Aceitamos o desafio, pois acreditamos que apesar das diferenças visíveis entre os dois esportes a emoção deve ser parecida”, diz Adriano Moraes.
Carro x touro
Comparar um carro com um touro pode parecer impossível, mas não é. Visualmente ambos são muito diferentes, mas tecnicamente tem algumas semelhanças.
O carro 19 usado por Rodrigo Sperafico na Stock Car é um Peugeot 408 que pesa em média 1,25 tonelada. Um touro chega a uma tonelada.  Na altura, os dois são muito parecidos. De acordo com o site da montadora, o veículo mede 1,51 metro, mesma altura média de um touro de montaria, segundo o veterinário da PBR, Kiko de Almeida Prado.
Outro dado similar é a aceleração do carro. Segundo Sperafico, o veículo demora seis segundos para chegar aos 100 quilômetros por hora. Já o touro tem sua melhor performance em 8 segundos.
“Apesar de algumas semelhanças temos que ponderar que estamos falando de uma máquina (carro), comandada por um ser humano, e de um animal, que age por instinto independentemente do comando do ‘piloto’”, diz o veterinário da PBR. “Essa é sem dúvida a principal diferença e que torna a montaria em touro mais difícil”.
A prova de domingo, dia 3, tem largada prevista para as 11h40. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, toda a corrida. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os melhores momentos da etapa carioca.
Parceria
A parceria entre a SOMOZ e a PBR nasceu há cerca de um mês e deverá movimentar ainda mais o mercado esportivo brasileiro. A SOMOZ vai produzir para a PBR os mesmos produtos que fabrica para eventos como a Stock Car e o Rally dos Sertões. Tudo voltado ao esporte de montaria em touro.
Motivado pelo crescimento do esporte no Brasil, a SOMOZ resolveu investir no segundo esporte em número de espectadores no Brasil, perdendo apenas para o futebol. Segundo o presidente da PBR, Flávio Junqueira, no ano passado mais de três milhões de pessoas compareceram às arenas brasileiras. O potencial econômico do setor, que no ano passado movimentou mais de R$ 3 bilhões, também foi importante para a parceria entre as empresas.
Victor Augusto
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